2 de julho de 2010

Brasil cai perante a Holanda. Nenhuma surpresa.

Eu previ antes da Copa que o Brasil perderia prá Holanda, por sinal, até o placar de 2x1 acertei.
Também previ que Argentina e Holanda fariam a final.
Prá mim, não está sendo nenhuma novidade as previsões se realizarem, afinal, a Argentina e Holanda trouxeram seus talentos e o Brasil abriu mão deles.

A Argentina só não avançou, porque encarou uma Alemanha que surpreendente tinha mais talentos que a Argentina, por sinal, a Alemanha é o melhor time da Copa, com Muller, Ozil, Podolski e Schweinsteiger jogando com um talento que nunca tinha visto a Alemanha mostrar. Sem dúvida, merecem ser campeões, pois o time com mais talentos deve sempre ser premiado, para o bem do futebol.

Dunga fez uma péssima convocação e não poderia ser diferente o resultado.
Levar jogadores como Julio Batista, Grafite, Josué, Doni, Kléberson, Gilberto Silva e Felipe Melo, sendo que alguns até reservas em seus clubes eles são, é de uma irresponsabilidade total.

Convocar dois laterais-esquerdos que não jogam mais de laterais-esquerdo faz anos e ainda levar o Daniel Alves, que é lateral-direito, e fazer dele a solução para a meia-direita do Brasil, são outras coisas inexplicáveis.

A lógica para não levar jogadores talentosos como Ronaldinho Gaúcho e Adriano foi que eles estavam mal e desagregavam o grupo, não querendo treinar algumas vezes.
Dunga esquece que o Romário também não era chegado em treinar, tinha seus problemas de relacionamento e mesmo assim foi para a copa de 94, por sinal, no mesmo quarto que o Dunga, que soube ali colocar o Romário focado apenas em jogar bola e assim ganhou a copa no seu talento.

Já em 2010 o Dunga não quis ter trabalho e resolveu só levar jogador bonzinho, disciplinado, que não incomoda ninguém fora e dentro de campo.
Esse foi seu maior erro, jogador bom e com problemas fora de campo, pode-se dar um jeito, o que não dá jeito é jogador disciplinado e ruim.
Esse não dá para ensinar a jogar bola durante uma copa.

Ganso poderia ter ido, Hernanes poderia ter ido, Marcelo, o lateral, poderia ter ido, Sandro, o volante Colorado, poderia ter ido, Alex poderia ter ido, por sinal, porque o Alex, craque no Inter, melhor jogador do Brasil em 2008 e que, nas poucas vezes que foi convocado prá seleção, foi muito bem, não continuou sendo convocado?
Ele seguiu muito bem na Rússia, sendo sempre destaque.
Qual o critério para o Alex ser esquecido? E o Sandro, que joga muito mais que Gilberto Silva, Josué e Felipe Melo, porque não seguiu sendo convocado se foi bem quando esteve lá?

Ganso é muito jovem e poderia sentir a copa? Mas o que adianta o Julio Batista ir se este nunca joga bem? Esse a gente sabe que iria jogar mal, o Ganso, pelo menos, a gente tinha uma chance dele não sentir a pressão e ir bem.

Em contra-partida, Dunga preferiu convocar jogadores pela sua amizade, por serem esforçados, disciplinados, faziam tudo que o Dunga pedia, menos jogar bola.
É bom que os jogadores sejam amigos, disciplinados, mas este não pode ser o primeiro critério, o primeiro tem que ser sempre o técnico.

E ainda Dunga apostou em jogadores que vinham de lesão, como Kaká e Luis Fabiano, que deveriam ir para a copa, mas que deveriam ter jogadores reservas no mesmo nível caso estes não se recuperassem das lesões, o que não foi levado, pois Grafite e Julio Batista são muito inferiores que eles.
E Ronaldinho e Adriano nem entre os 23, mesmo os dois jogando muito nos últimos meses.

Além dos erros na convocação, Dunga troca Luis Fabiano por Nilmar nos minutos finais contra a Holanda, perdendo o jogo.
E o Lúcio vira atacante.
Se era para o Lúcio ser atacante, preferível deixar o Luis Fabiano junto com o Nilmar.
Sem contar que no 2x1 prá Holanda, o certo já era ter entrado o Nilmar no lugar do Felipe Melo, não fez, esperou o Felipe Melo ser expulso para aí colocar o Nilmar no lugar de outro atacante.

Só espero que o fraco presidente da CBF saiba porque perdeu em 2006 e em 2010, e faça um meio-termo na próxima.
Não dá para só ter talento e dentro de campo ficar uma bagunça tática, além das indisciplinas fora de campo.
E nem dá para só ter disciplina e poucos talento dentro de campo.
A radicalização dos dois sistemas nos fez perder, pois o principal é termos talento no time, a disciplina a gente resolve com os muitos dirigentes e comissão técnica responsáveis para isso, afinal, isso é o trabalho deles, orientar e disciplinar os jogadores. O talento, é obrigação os jogadores já possuírem, mas isso só ocorre se convocar certo.

Em 2014, espero que o futebol brasileiro seja reabilitado, pois a copa será aqui e se a gente jogar no estilo europeu de novo, em casa, será mais uma decepção, a maior de todas.

Nenhum comentário: