21 de junho de 2009

Deu a Lógica

O Inter com todos seus titulares jogou menos que o Flamengo na Copa do Brasil na soma dos 180 minutos, era esperado que com 6 desfalques jogasse ainda menos.
Os 4x0 que o Flamengo fez hoje se justificam pela qualidade técnica superior do Flamengo neste jogo.
Um time que tem nas suas laterais jogadores como Juan e Léo Moura, excelentes no apoio, e no meio-campo um craque como o Ibson, não é fácil de ser batido, ainda mais no Maracanã.
E ainda o Adriano voltando a jogar bem no ataque.

Mas o Inter poderia pelo menos ter jogado com garra, coisa que não existiu.
Apoio dos laterais nem peço mais, pois se já temos a mentalidade de sempre jogarmos com um zagueiro em uma das laterais, não devemos estar muito interessados em jogadas pelos lados com eles.
E ainda tivemos um dispersivo Giuliano, que é bom jogador, mas sentiu a pressão de jogar no maracanã e comprometeu muito, errado quase todas as jogadas e armando vários contra-ataques pro Flamengo, simplesmente lamentável sua atuação. Dois gols começaram com errors dele.
Apesar que no primeiro gol o Lauro poderia ter saído do gol, o Adriano arranca da intermediária até quase dentro da pequena área e o Lauro nada de sair do gol. É brabo.

No segundo tempo o Tite escalou o time com Alecsandro e Leandrão na frente. Não entendi muito bem, pois sem jogadas pelos lados é complicado um ataque com esta formação. Mas deve ter sido por falta de opções, apesar que o Talles Cunha estava no banco, e pelo menos poderia dar um pouco mais de velocidade ao ataque.

Outro detalhe, com tantos desfalques, o mais correto talvez fosse jogar com um meio-campo mais fechado. E isso que eu prefiro só dois volantes, mas com tantos desfalques, acho que seria mais prudente marcar mais e jogar no contra-ataque.
No segundo tempo, conforme estivesse o jogo, tiraria um volante para atacar mais.
Mas não chego a creditar isso um grande erro do Tite, só acho que seria mais coerente com ele mesmo, pois prefere 3 volantes até quando estamos com todos titulares, imagina com 6 desfalques.

Já na defesa, Índio está lento. Álvaro também não está bem. Perdemos a consistência defensiva e nosso ataque não existe mais.
Nos últimos cinco jogos marcamos apenas um gol, e foi do Magrão, em escanteio.

De qualquer maneira, foi um jogo para não se esquecer. Não podemos esquecer deste jogo, pois é nas derrotas que podemos tirar as maiores lições.
O time não pode ser tão omisso. Todos jogaram menos do que podem.
Mesmo com este mal momento do time, tínhamos "gordura" para queimar. Ainda podemos nos recuperar no Brasileirão, ainda podemos ganhar a Copa do Brasil e ainda podemos ganhar a Recopa.
Mas a atitude tem que mudar. A qualidade técnica precisa aumentar.

Tite vai ter que rever alguns conceitos.
Nossa zaga precisa melhorar, seja com os jogadores atuais se posicionando melhor, seja alterando nomes.
Nosso time parou de fazer jogadas pelos lados e os gols sumiram.
Não precisa ser os laterais que façam as jogadas pelas pontas, mas alguém tem que fazer.
Jogar só com bola pelo meio fica fácil de marcar.
Quando temos craques no ataque como Taison e Nilmar, eles até resolvem, pela qualidade técnica, mas não será sempre, por isso, jogadas combinadas pelos lados é necessário.

Nenhum comentário: