15 de agosto de 2010

Derrota esperada, mas com postura inesperada

O Inter, de Celso Roth, perdeu, como esperado, já que foi com os reservas, mas mostrou um desempenho que fiquei muito decepcionado.
Acho que o mínimo que eu espero é um time competitivo, se perder, tudo bem, mas pelo menos estava bem organizado e com ambição de vencer, se não conseguiu, foi porque o adversário foi melhor.
O que fico triste é saber que com estes mesmos jogadores, poderíamos jogar muito mais e não quisemos isso.

O primeiro problema do Roth foi escalar 3 zagueiros, 2 volantes e apenas 1 atacante, num esquema 3-6-1 que ninguém no Inter teve coragem para dizer pro Roth que esse esquema era o esquema que fracassou com o Fossati, que só classificou o Inter quando passou para o 4-4-2.
O segundo problema do Roth foi ter colocado o Oscar no fim do primeiro tempo, dar entrevista no intervalo que apostava muito no Oscar para o segundo tempo e tirá-lo aos 12 minutos, exatamente quando o Oscar já tinha puxado dois ataques e começava a se soltar no jogo. Queimou o Oscar de forma injustificável, além de prejudicar o time.
O terceiro problema do Roth foi tirar um atacante perdendo de 2x0 e abdicar totalmente de atacar, pois colocou um volante para segurar resultado de derrota aos 12 minutos do segundo tempo.
Ficamos com 3 zagueiros, 3 volantes e apenas o Sóbis, que ainda está ganhando ritmo, na frente.

Gostaria de entender porque o Roth decidiu perder este jogo, porque resolveu desistir de tentar algo.
Se queria perder, porque viajou para o Rio? Porque não ficou em Porto Alegre treinando os titulares?
Prá mim, não tem desculpa que a nossa prioridade é a Libertadores, isso a gente sabe, a gente entende, esse jogo com o Fluminense já esperava a derrota, só não esperava a postura de derrota do time.
Podemos jogar com reservas, mas não precisamos jogar com postura para perder o jogo, e ainda entregar o jogo mais ainda ao longo da partida.

O Roth queimou o Oscar injustamente e o Everton, que tinha saído com justiça contra o Chivas, mas deixá-lo fora do time reserva e nem entrar ao longo do jogo, aí sim ele queimou o jogador.
Contra o Chivas foi justificado, mas contra o Fluminense não entendo porque o Everton não entrou. Que entrasse então no lugar do Oscar, já que o Roth tinha decidido queimar o guri, pelo menos entra com alguém que pode fazer algo no ataque e não um volante.
Sem dúvida nenhuma foi um dia terrível do Celso Roth.

Sobre os jogadores, Eller foi mal e substituído corretamente, pois estava pedindo para ser expulso.
Leonardo, se eu fosse dirigente, dispensava na hora após ver uma partida destas. Não apoia e marca muitíssimo mal. Se é esse que vai ser nosso titular no mundial, temos urgentemente que buscar um jogador melhor. Pode ser que tenha sentido a estréia, mas a amostragem foi tão longe do mínimo esperado que acho difícil que melhore tanto após mais jogos. Tomara que eu esteja enganado.
O Andrezinho foi péssimo, parece desmotivado.
E o Sóbis foi poupado, pois apenas entrou em campo, visto que o Inter não colocou ninguém para jogar com ele, ficou isolado e praticamente não tocou na bola.

Espero que esta recaída do Roth tenha sido momentânea, num momento que até poderia acontecer, mas que isso não ocorra mais, pois a grandeza do Inter, o patamar alcançado pelo Inter e que projetamos continuar no topo por muito tempo, não podemos permitir mais técnicos como o Fossati e como o Roth foi hoje, espero que esta mentalidade de time pequeno seja abolida do Beira-Rio definitivamente.

Que na próxima quarta-feira o pensamento seja totalmente outro e o time mostre uma estrutura de time vencedor, para que a gente possa comemorar o título da Libertadores 2010 e muitos outros que iremos buscar nos próximos anos.


Um comentário:

Airton Kwitko disse...

Sou colorado. Por isso tenho autoridade para falar: Pessoas não mudam! O Roth foi, é e sempre será o Roth. Agora, está com sorte pois no time titular teve um lampejo de inteligencia e, pelo tempo curto da competição, está onde está. Mas não se iludam: nem mesmo o titulo que vai ganhar lhe irá ajudar.
E ainda: se um gerente vê um empregado fazendo coisa errada, deixa? Inexistem gerentes no Inter que possam impedir bobagens de treinadores? Ou isso é intromissão nos assuntos..... do Inter? Então, não vamos crucificar só um...