5 de abril de 2006

Abel está em um momento crucial

Eu costumo avaliar o trabalho dos treinadores pela repetição de erros ou não.Se o treinador errou em algum esquema tático ou escalação, mas conseguiu ver o seu erro e não cometeu de novo, esse é um bom técnico.
O que não enxerga os seus erros ou é burro ou é teimoso.

Espero que o Abel esteja entre os que reconhecem seus erros e procura alternativas para não repetí-los.
Esse momento é chave, estamos a ponto de ganhar mais um Gauchão, classificar entre os 16 melhores daAmérica e iniciar finalmente com pé-direito um campeonato brasileiro.

Vejo que Tinga como segundo volante é um erro, pois ele vira um jogador apenas comum. Como terceiro do meio-campo, o Tinga tornasse um jogador acima da média e faz a diferença.
O Tinga pode ser segundo volante em alguma emergência apenas.

Portanto, se o Abel estiver vendo o jogo parecido comigo, colocará um time no 4-4-2, com um meio-campo com Fabinho como primeiro volante e Tinga como terceiro do meio-campo.
O segundo volante tem que ser alguém que saiba marcar bem e tenha um bom passe.
E o quarto do meio-campo tem que ser alguém que saiba armar jogadas e tenha um bom chute a gol.

O meio-campo poderia ser:
Opção 1: Fabinho, Perdigão, Tinga e Alex.
Opção 2: Fabinho, Perdigão, Tinga e Mossoró.
Opção 3: Fabinho, Alex, Tinga e Mossoró.
Opção 4: Fabinho, Alex, Tinga e Chiquinho.

As posições do Fabinho e Tinga, o Abel não deveria mexer, mas as outras opções, só testando para ver qual melhor se adapta. O que eu gostaria do Abel é que ele tivesse uma coerência, definisse que o esquema dele é 4-4-2 e não o 4-2-4, e depois fosse só trocando os jogadores paraver quais melhor se adaptam a esta idéia.

O que estou vendo é o Abel ficar mudando muito, uma hora os meias marcam, outra hora não tem mais meias e coloca 4 atacantes, depois muda prá 3, volta prá 2,desfaz tudo e volta prá 4 atacantes e assim vai indo sem uma definição clara do que ele quer.
Espero que o Abel repense suas convicções e defina uma linha de conduta mais clara e principalmente mais equilibrada para o meio-campo, pois é ali que se começa a ganhar os jogos.

É a hora do Abel se dar conta que não podemos regredir e nem ficar estagnados. Precisamos continuar a crescer como time, caso contrário nossas expectativas não serão atingidas. Estamos em um momento crucial.
O Abel tanto pode transformar este bom grupo de jogadores em um ótimo time ou se atrapalhar tanto que ficaremos de novo no quase.

Nenhum comentário: