5 de março de 2009

Pontas

Eu vivi a época que todos os times tinham dois ponteiros abertos e que faziam vários cruzamentos durante o jogo.
Eu era feliz e não sabia.
Reclamava do Heider, do Sílvio, Paulinho, Jussiê, Paulo Santos e outros, mal sabia eu que um dia eu iria lembrar deles e pensar, eram ruins, mas chegavam ao fundo e cruzavam uma bola prá área.

Hoje em dia os pontas foram substituídos pelas jogadas pelas pontas, qualquer um pode fazê-la, o que, teoricamente, é até melhor que antes, pois ficamos com mais opções de jogadores que podem chegar ao fundo e cruzar.

Mas por determinação do técnico e/ou por incapacidade dos jogadores, não vejo o Inter fazer isso. Às vezes acontece, como em alguns momentos no último gre-Nal. São lances tão raros que ficamos repetindo o mesmo lance várias vezes até nos convencer que desta vez tivemos jogadas pelos lados.

Mas aí, no jogo seguinte do Colorado, contra um time retrancado, 3 zagueiros, meio-campo povoado e precisando abrir espaços pelos lados, ficamos insistindo em jogadas pelo meio.

Claro que se a gente tivesse conseguido jogadas pelos lados, iríamos começar a reclamar que nossos atacantes não são altos, mas isso é o segundo problema, tínhamos que primeiro resolver o primeiro problema para depois pensar no outro. Até porque o cruzamento não precisa ser alto, pode ser jogada no fundo e cruzamento rasteiro para pegar quem vem chegando para concluir.

E não venham me dizer que até o Kléber e Bolívar tentaram algumas vezes. Tem que tentar com frequencia e não pode ser o lateral sozinho, tem que encostar o meia para tabelar com o lateral, fazer o 2-1, tabela e recebe na frente, se não o cara não chega no fundo mesmo.

Vi o compacto do jogo do Flamengo com um time de Mato Grosso ontem. Ganharam, lá, por 5x0, 3 gols de jogadas de linha de fundo e mais 5 chances perdidas em jogadas de cruzamentos. E não estou falando de bola parada, são jogadas de bola rolando.O lateral Leonardo Moura, quando não estava cruzando bolas, estava na área para concluir cruzamento e fazer gol. É o típico lateral moderno, que todo clube deveria ir atrás de ter no seu time.

Afinal, com a morte dos pontas, sobraram os laterais para apoiarem, ou será que vamos acabar com eles também?

Nenhum comentário: