27 de outubro de 2013

Tá mais triste do que nas décadas de 80 e 90

Os mais novos me perguntam como aguentei sendo Colorado nos anos 80 e 90.
Digo a eles que a coisa nem foi tão ruim assim, mas eles não acreditam, visto que ganhamos apenas um título nacional, em 92.
Enquanto isso, o gremio ganhando tudo.

Digo que não foi tão ruim, porque o Inter era um time de altos e baixos, fazia jogos horríveis, mas outros memoráveis, com muitas goleadas contra grandes times.
Perco a conta das goleadas que tivemos contra Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Santos, Vasco, Palmeiras, gremio e outros neste período.
Eram 4x0 em alguns, 6x0 noutro, tinha 5x2 e mais alguns 4x1 em vários grandes do Brasil, para termos muito do que falar a semana toda.
Também disputamos os títulos de 1987 e 1988, indo também muito bem em 1985 e 1997, além do já falado título da copa do Brasil de 92.

Foram muitas vezes que me orgulhei do meu Colorado. Por partidas memoráveis. E algumas boas campanhas.

Agora, de 2006 em diante, os títulos apareceram, mas de uns tempos para cá, os títulos sumiram, mas diferente das décadas de 80 e 90, aonde podíamos compensar com partidas inesquecíveis, tenho poucos jogos para guardar de recordação nestes últimos anos.
As goleadas sumiram, os jogos que não valeram título, mas me encheram de orgulho de ser Colorado, sumiram.
Quando ganhamos de alguém, como foram nos 4 jogos seguidos que ganhamos neste Brasileirão, foram no sufoco, com o adversário tendo mais chances de gol que nós e nos amassando em determinados momentos.
Mesmo contra pequenos, é um sufoco para ganhar sempre.

Se nas décadas ruins a gente tinha altos e baixos, agora é uma regularidade só, o desempenho é quase uniforme, não tem mais altos e baixos, é muito mediano tudo que acontece.
Com isso, não tem nem aquelas partidas de grandes atuações, que fazem o nosso coração dar uma recarregada, podemos ir nos bares e conversar sobre a grande atuação do time, a imposição do Colorado em pleno Maracanã virando uma partida, coisa que já vi no passado(lembram do Leandro Machado fazendo isso no Flamengo em pleno Maraca?).

Pois é, os anos 80 e 90 nem foram tão complicados de se passar, tenho muitas boas lembranças deles, e quase nada nestes últimos 3 anos.
Não sei quanto ao resto dos Colorados, mas estes 3 anos sofri muito mais que nas décadas de 80 e 90.
E para completar, o gremio ameaça voltar a ter conquistas, aí não terei mais nada para compensar o mal momento do time, que antes, nas décadas de 80 e 90, pelo menos eram compensadas com algumas atuações de encher os olhos, mas agora, parece, será um período ainda mais sombrio do que já foi.

Tomara que tudo isso acabe logo, pois os Colorados não querem mais sofrer como em 80 e 90, ou até pior do que nestes anos, que é o que vem acontecendo atualmente.


Nenhum comentário: