25 de abril de 2021

Ramirez é a esperança do Inter retomar protagonismo

O técnico Miguel Angel Ramirez chegou no inter em março de 2021 com a missão de mudar um jeito de jogar do Inter que já dura mais de 10 anos.

Neste período o Inter conquistou muito pouco, devido principalmente pela forma pouco criativa de seus treinadores.
Inter se acostumou a jogar mais reativo do que propondo jogo. Poucas vezes se viu o inter tomando a iniciativa dos jogos. E quando isso acontecia, geralmente durava até ficar em vantagem, voltando a esperar pelo adversário e vivendo de contra ataques.

Em alguns momentos esta tática nos deixou perto de títulos, como foi em 2019 na copa do brasil e 2020 no brasileirão, mas a falta de ousadia e de um sistema de jogo mais organizado, nos deixou no quase nestes anos. 

Outro fator que perdemos foi o diferencial que o nosso estádio sempre foi. O Beira-rio sempre fez a diferença e nos trouxe grandes conquistas.
Mas em 2019 perdemos copa do brasil dentro do Beira Rio. Em 2020 caímos na libertadores e copa do brasil com derrota pro boca no Beira-Rio e derrota america-mg no Beira-Rio. Mal 2021 começou e perdemos brasileirão porque fomos derrotados pro sport no beira rio e empatamos com corinthians no Beira-Rio na última rodada. Uma vitória em uma destas duas partidas e o Inter teria sido campeão brasileiro.

Temos que retomar o Beira Rio como palco das nossas conquistas e esta também é uma das metas de Ramirez. Transformar o Inter em um time muito forte seja no Beira-Rio ou fora dele.

Ramirez chega para implantar no Inter uma maneira de jogar propondo jogo. Não interessa o adversário, Inter vai propor o jogo, vai ter a posse da bola, vai ditar o ritmo que quer para todas partidas.
É o chamado jogo de posição, aonde a idéia é criar espaços para evoluir o jogo até chegar no objetivo maior que é concluir a gol as jogadas.
Leva tempo para que os jogadores entendam como devem se movimentar para achar estes espaços e como o time deve conduzir a bola para isso, mas se tivermos paciência de esperar, teremos um time muito mais em condições de gamhar títulos do que os outros que tivemos após 2010, último ano que montamos um time com boa capacidade de competir forte por grandes conqiistas.

Ramirez já deu algumas mostras no campeonato Gaúcho, aonde em 8 jogos com seu comando o Inter marcou, até o fim da primeira fase, 21 gols, média de 2,6 gols por jogo, com duas grandes goleadas de 6x1 contra Aimoré e 5x0 contra Esportivo. Sei que as equipes do gauchão são fracas, mas em outros anos já perdemos para equipes fracas, como em 2017 que deixamos escapar o título do gauchão numa final contra o Novo Hamburgo.

Na estréia da libertadores tomamos um susto e perdemos o jogo com time jogando muito mal para o desconhecido Always Ready.
Vou esperar que tenha sido um resultado provocado pela altitude de La Paz e por ser ainda início de trabalho do Ramirez.
Nos próximos jogos contra Táchira e Olimpia, ambos no Beira-Rio, espero um desempenho muito melhor e duas vitórias convincentes, ainda mais que o craque Taison já estará em condições de jogar.

A esperança de que o sistema de jogo do Ramírez dê certo é muito grande, pois só assim o Inter voltará a ser respeitado como grande time, protagonista de qualquer competição, voltará a conquistar títulos e retirar do Beira Rio a marca de fracassos sucessivos, devolvendo ao Beira Rio a sua condição de sempre ser nosso palco de grades conquistas.

Nenhum comentário: